A BYD a cada tempo que se passa vem mostrando que não está de brincadeira no mercado mundial e, principalmente, na China. Um exemplo é o SUV Yangwang U8, que apresenta tecnologias inovadoras como flutuar na água ou girar 360º. Agora, a marca agora quer cativar consumidores de superesportivos como Ferrari , Lamborghini , McLaren e Bugatti com o superesportivo YangWang U9 , capaz de alcançar 0 a 100 km/h em menos de 2,4 segundos e ultrapassar os 300 km/h.
O modelo faz parte da submarca Yangwang , focada em veículos de alto luxo e alta potência, mas que se destaca por conta de itens e capacidade inusitadas.
O superesportivo foi lançado na China por 1,68 milhões de yuans, equivalente a R$ 1,167 milões e, assim como seu irmão SUV, também impressiona com suas habilidades ousadas. No vídeo abaixo, o veículo é visto dançando, pulando e andando sob três rodas. Isso é possível graças à plataforma e4 e ao sistema de suspensão Disus X da BYD.
Além de ser brincalhão, o supercarro não decepciona em termos de desempenho. Equipado com quatro motores elétricos, o veículo entrega uma potência total de 1.287 cv (960kW) e um torque máximo de 171,3 kgfm (1.680 Nm). Com tração integral, acelera de 0 a 100 km/h em apenas 2,36 segundos e alcança uma velocidade máxima de 309,19 km/h.
O esportivo da BYD foi testado no famoso Circuito Internacional de Xangai , onde a Fórmula 1 já competiu, registrando um tempo de volta de 2 minutos e 17 segundos. Para efeito de comparação, veja os tempos de outros carros no mesmo circuito:
- Nio EP9 : 2 minutos e 1 segundo
- BMW M5 F90 : 2 minutos e 22 segundos
- Porsche Panamera Turbo : 2 minutos e 27 segundos
Internamente, o carro lembra uma McLaren P1 , porém com detalhes característicos da BYD . Possui três telas LCD, sendo duas idênticas de 10,25 polegadas posicionadas para motorista e passageiro, e uma tela vertical maior de 12,3 polegadas no centro como controle central. O volante de três raios é imponente, como esperado de um supercarro, e conta com vários botões físicos.
A data de início das entregas ainda não foi divulgada, mas espera-se que ocorra até meados de 2024. As pré-encomendas começam em 25 de janeiro, e os clientes interessados em adquirir o U9 devem fazer um depósito não reembolsável de 300.000 yuans, cerca de R$ 206 mil. A BYD oferecerá garantia de 6 anos ou 150.000 km.
No Brasil , a BYD está prestes a revolucionar o mercado brasileiro com o lançamento do BYD Dolphin Mini, previsto para amanhã (28). O hatch compacto promete ser o carro elétrico mais acessível do Brasil, sem abrir mão da sofisticação.